quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Alimentação é tabu

Hello!!

Meninas, desculpem meu sumiço, mas tem um motivo muito especial, nossas mães estão aqui em casa. Pensa em uma pessoa feliz =D Desculpem as mensagens não respondidas. Elas só vão passar duas semanas aqui, nós não estamos de férias, então está uma correria só. Queria que o tempo parasse...

Acho interessante falar da questão dos treinos e da dieta nesse período. É claro que as coisas não continuam exatamente igual ao que costumo seguir, mas tento manter o que consigo, até porque esse fit lifestyle já é algo que faz parte de mim... Tenho feito os treinos com peso na academia 3x na semana e nos outros dias aproveito para levá-las para caminhar. Graças a São Pedro o verão continua firme e forte e bosque para caminhar é o que não nos falta... eu digo que se existe um paraíso, certamente ele se parece com a Escandinávia no verão. Flores, berries, coelhos, esquilos, lagos, pontes e lagos por todos os lados. Lindo, lindo, lindo!!

A minha alimentação continua igual, mas acrescentei um pouco mais de carboidrato, porque estava começando a me achar muito magrinha. A diferença é que agora temos sorvete, muitas frutas, açúcar, chocolate e farinha branca na dispensa. É engraçado, a alimentação da minha mãe é até razoável, mas se eu olhar aqui do meu mundinho, ela parece uma viciada em açúcar. Todo dia vai um pedaço de chocolate, muita massa, bolo, geleia, mel... Mas o pior de tudo é que ela resolveu virar vegetariana por conta própria e foi da pior maneira possível, ela simplesmente parou de comer carne e aumentou o consumo de carboidratos.

Eu tento conversar, ajudar, indicar nutricionista, mando todos os artigos que encontro... mas vamos ser sinceros? Falar sobre alimentação é tão "tabu" quanto falar sobre política ou religião! É algo muito difícil de se encontrar um equilíbrio. A grande maioria ainda busca a comida como fonte de prazer e não como combustível para alimentar o corpo... por outro lado, o excesso vira transtorno alimentar, bulimia, anorexia. E agora? Para mim a alimentação é uma das maiores responsáveis pelo nosso bem estar, preventiva de 90% das doenças. Quando nosso corpo recebe tudo o que precisa, a qualidade do sono é melhor; a pele, as unhas e os cabelos ficam mais bonitos; o intestino funciona; a libido aumenta... e se a gente aliar isso à prática de atividade física, pronto, é garantia de uma vida mais feliz!



Vou contar um segredo, eu sonho com o dia que as pessoas vão acordar para a importância da medicina preventiva. Respeito muito a opinião dos outros, mas me magoa ver alguém comer lixo atrás de lixo e dar mais lixo para os filhos, da mesma forma que fico triste quando vejo alguém enchendo o corpo de esteroides anabolizantes, em nome da estética, e ainda se achando super saudável porque come clara de ovo e batata 5x por dia. Por que não ter aula de nutrição básica como disciplina obrigatória nas escolas? Por que não proibir de vez todos esses produtos vendidos como alimentos, mas que ao invés de nutrir, envenenam o corpo?

Bem, agora para quem chegou aqui no final, desculpe o post desabafo... e me conte a sua opinião também ;)

Bjs


21 comentários:

  1. Mas me lembrou mto a situação aki em casa o q vc comentou. Eu e minha mãe vivemos rosnando uma pra outra por causa disso rs. Uma hora ela me chama de louca, neurótica e doente, q já to magra e fico me privando de comer certas coisas, etc. Outra hr ela vem chorando pra mim q precisa emagrecer, q tá se sentindo horrorosa. Aí eu falo pra ela subir na bike, pedalar, monto lanchinhos saudáveis pra ela levar pro trabalho e comer certinho. Aí qndo eu brigo com ela q tá pondo mto óleo na comida, tá comendo pão com manteiga ou usando mto tempero pronto ela me xinga q não vai comer as comidas sem graça q eu como! Vai entender, neh?! rsrsrs

    E se é pra ser crítica, eu ainda sou mais radical q vc Gi. Pior é o povo se entupindo de churrasco com gordura, lanchão, cerveja, açúcar, mesmo sabendo do quão mal faz, depois ficam fzndo barraco na imprensa q a saúde do país tá uma bosta, q fulano teve um infarto na recepção do pronto socorro e morreu sem atendimento, etc etc etc. Porr*, qnto disso não poderiamos evitar se simplesmente nos alimentássemos decentemente? MTAAAA doença seria evitada, medicina preventiva como tu disse! #prontofalei#

    bjooos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sa, eu sempre me pergunto exatamente isso que vc comentou. Como é que eles não pensam no quanto se economizaria em gastos com saúde se realmente existisse um sistema de prevenção? Inclusive, isso é uma coisa que eu admiro aqui na Finlandia. A maioria dos idosos são super ativos... caminham, andam de bike e etc. Será que a gente realmente está fadado a uma velhice cheia de dores, fazendo tricô em casa? E mais, até que ponto essa medicina preventiva seria interessante para a indústria que lucra exatamente com as moléstias da população?

      Bjss

      Excluir
  2. Acredita, a mim também me custa ver muitas coisas! Ver as pessoas a comer mal e a saber que é mal e a continuar... e depois queixarem-se que sofrem disto ou daquilo, que têm a doença x. Enfim, claro que não lhes desejo mal, mas às vezes parece que não querem ver também. Concordo contigo acho que a alimentação é o melhor dos "remédios" aliada a prática de exercicio fisico regular :) bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ni, juro pra vc que não entendo.. a pessoa se acha gorda, sofre todos os problemas possíveis, mas morre pela boca, literalmente. Para mim a maior das questões é a falta de amor próprio, por isso digo que sem mudar a forma de pensar, nada funciona!

      Bjao

      Excluir
  3. Ain coisa boa visitinhas...
    Eu n sou exemplo de nada, mas fico com dó das pessoas q cometem excessos, q n pensam no q estão comendo/bebendo, acham q é tudo besteira, futilidade em busca de estética, e n entendem q de tudo isso o melhor é a nossa saúde, mas o nosso papel é tentar mudar quem está a nossa volta e assim melhorando a vida de outras pessoas.. bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, amiga.. com tanta informação por aí, o que mais falta para as pessoas tomarem consciencia disso? E por falar em estética, outra coisa que acho péssimo é o pessoal que busca a mudança apenas visando a aparência. É triste, pq a gente já sabe que não vai mt longe...

      Bjs

      Excluir
  4. Adorei o post e é bem assim mesmo. Infelizmente eu acho que é um tabu sim, falar sobre alimentação lá na casa da minha mãe é a mesma coisa que proferir palavras perversas... Parece que eu sou uma neurótica que desisti de viver. Tão fico triste em ver que as pessoas não estão nem aí e que infelizmente vão pagar o preço mais tarde... Mas... de qualquer forma carinho de mãe é tudo de bom, então aproveita!!! Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flá, eu nem posso reclamar mt pq minha família acha o máximo o meu interesse pela alimentação saudável. O que não gosto é que me perguntam um monte de coisa, eu falo por horas e aí 5min depois a pessoa tá grudada num pacote de bolacha recheada! haha
      Mas na verdade até que a alimentação deles é legal, digamos que 70% do tempo..

      Já atualizei o endereço do seu blog ;)

      Bjss

      Excluir
  5. Ah, eu mudei o endereço do blog para flavialobaofit.blogspot.com.br se der muda na sua lista! Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Estou de acordo que a alimentação é um tema tabu, trabalho com uma seguidora da dieta Dukan e um vegetariano, quase polos opostos, os dois tem bastante argumentos para defender seu estilo de vida e os dois afirmam estar melhor do que nunca.

    Na minha opinião, estamos chegando a extremos que não sao nada bons, a dieta mediterrânea e a japonesa são consideradas dietas equilibradas que previnem doenças e contribuem para a longevidade(comprovado científicamente) e são dietas que incluem uma variedade de alimentos grandíssima, que é o maior motivo de serem tão saudáveis.

    Mas o que vejo na maioria de blogs fitness são justamente dietas restritivas, básicamente se obtém proteínas e carboidratos sempre das mesmas fontes (por ex: carne branca e batata doce). O arroz branco, tão presente da dieta japonesa e mediterrânea (paelhas) se condidera ruim, assim como as massas ou otros tipos de carne que não seja frango e peixe. Acreditem! na dieta mediterrâena e japonesa há abundancia de peixes e frutos do mar, mas também comem frango, boi e a carne protagonista nas receitas mais tradicionais e consideradas um manjar é a carne de porco, totalmente abolida no mundo fitness.

    Por outra parte não estou de acordo que a alimentação previne 90% das doenças, com certeza previne muitas (doenças cardiovasculares, hipertensão, diabete, osteoporose, etc), mas lembre-se que há muitas doenças que se adquirem por outras vías (tubercolose, dengue, hepatite, aids, etc) e doenças genéticas. O cancêr pode aparecer por um estilo de vida ruim mas também pode ser genético e por mais que você tenha uma vida saudavel, se isso tá bem presente nos seus genes, não há como evitar (ex: Angelina Jolie que fez uma mastectomía preventiva).

    Aproveito para dizer que eu gosto muito do seu blog e sempre passo por aquí. Aproveita bastante sua maezinha, tb moro fora e sei o que é estar longe da familia. Um beijo Angie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angie, que querida, mt obrigada pelo comentário!

      Sim, eu acho que me empolguei mt e acabou parecendo que é td culpa da alimentação, né? Mas vc está certíssima.
      Isso que vc comentou sobre cada um se achar dono da verdade é interessante. Acredito que aconteça exatamente pela tal da individualidade biológica, motivo pelo qual reagimos de forma diferente a um mesmo alimento.
      Eu fico tão irritada com quem prega uma dieta extremamente restrita, como com quem vive de fast food, mas isso é um segredinho nosso, ok? rs
      Quem sou eu para julgar as escolhas de alguém.. Entendo perfeitamente, até pq fiz parte desse time e foi fundamental no meu processo de descoberta do que funciona para mim (que aliás, cheguei a conclusão que é algo para a vida toda, pq nosso corpo está em constante mudança - graças a Deus!).

      Bjs e volte sempre :)

      Excluir
  7. Gi, aproveitem as mamães. E tb me indigna os lixos consumidos... Como professora vejo isso em todos os lanches, lixo atrás de lixo. Quando criança lembro-me de mim e mais uma ou outra criança gordinha, hoje a sala está de gordinha à obesa, fora que já vejo crianças com doenças que geralmente nos acometem depois de determinada idade. Um aluno meu de apenas 7 anos, quase infartou pelo excesso de peso, o que a família fez? Cortou tudo do menino, que até então tinha comido os mais horrendos alimentos :(
    Bjs e bom fds

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita.. meu cortisol subiria td dia vendo essas coisas, Lidi!
      Aquele documentário "Muito além do peso" fala bem disso, vc já viu? Deveria ser lição de casa =/

      Bjao

      Excluir
  8. Physiologically, the human being is a vegetarian. If you eat food containing animal protein, it causes acidification of the blood. The body has evolved over the years a protective mechanism that prevents the acidification of the blood, but the body will take calcium and phosphorus from the bones. In the end it leads to osteoporosis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. I really admire the vegetarianism, but just if u do the right replacements to give to your body everything that it needs. And u should Know that is a big challenge to achieve the right amount of protein and vitamins, specially if u are a athlete or have a higher diary necessity for some reason.
      I do believe in the efects of the acidification about certain foods. That's why I try to combine many fruits, vegetables and/or especfic vitamins every meal that I eat.

      ;)

      Excluir
  9. Would you be able to write blog posts also in English?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi! I'd love to, but actually I badly have time to write in Portuguese, right now.. sorry..

      Excluir
  10. Amei seu texto. O finalzinho... foi tudo de bom! Que sonho bom seria, se tivéssemos como disciplina básica, nutrição.
    Aproveite bastante a mamãe!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Amei tudo e todos os comentários.. Nossa estudei muuito sobre isso em algumas matérias, já li muita coisa, já vi muito vídeo, já fiz muitos trabalhos para as crianças nas escolas, tivemos muitas ideias para tentar mudar a mentalidade delas, mas infelizmente os pais são os culpados. Claro que com ajuda do governo, com ações, palestras, leis que proíbam essas junks foods do caramba, tudo ajuda. Mas é um tabu sim. Me senti e até hj me sinto como a Flávia. Tem um lado da família que já entende, não aceita eu falar nem me meter na vida deles mas já aceita meu estilo de vida, mas o outro SEM NEM EU FALAR NADA, NEM QUERER AJUDAR ELES OU DAR SUGESTÕES (eu fico quieta no meu canto comendo minhas coisas) e eles já vem com as críticas, as piadinhas, os olhares, POHAN!!! kkk Me deixa, já que não conseguem nem querem mudar respeita meu jeito! Eu não fico criticando o refri, o chocolate ou fritura que eles comem sabe. Ta foda cara! kkkk
    Eu vi um programa que o tema do dia era "a verdade de cada um" (acho que era assim). Até a Bia (blogueira atletaP, participou! Mostrava um vegetarinao, um atleta (ela), um com cirugia de estômago.. ah várias realidades sabe. E incrível, ouvindo eles falarem parece q eles estão certos quanto à alimentação. Cada um com suas crenças, dizendo os benefícios de cada dieta e estilo de vida. Se vc for ver a fundo, da vontade de "acreditar" em todos! Então é muito pessoal esse negócio. Mas tb fico muito infeliz em ver o rumo que a sociedade está tomando. Obesidade é a doença que mais cresceu nos últimos anos e as outras doenças são todas oriundas dela. Sério, TUDO vem por causa do peso, até problemas psicológicos. E ver crianças com doenças de adultos me dá muito medo e tristeza. Ainda sonho com um mundo onde o alimento seja nosso remédio sim. Apóio muito! É um assunto bem polêmico...
    Saudades suas! Desculpa o texto giga kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi esse programa, Bru! Esse e a versão americana na MTV (acho que era o original, na verdade). Digo que é tabu, pq é bem como política e religião: td mundo acha que sabe tudo. A realidade é que não há verdade absoluta, por conta da tal individualidade biológica. A única coisa que podemos afirmar sem sombra de dúvidas é que excesso de fritura, açúcar e calorias vazias é porta de entrada para inúmeros problemas de saúde.. e é pelo menos isso o que eu espero que faça parte da consciencia de todo mundo algum dia =/

      Bruninha, continua firme no seu propósito. Não é possível que essa parte da família que te olha atravessado não perceba o quanto vc mudou para melhor nesse tempo. As vezes parece puro recalque...

      Bjss

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...